terça-feira, 4 de setembro de 2012

Visita ao Instituto Moreira Salles

Alunos da oficina de Arte e Tecnologia e das turmas 1701 e 1702 realizaram uma visita ao Instituto Moreira Salles.
"No início, todos ficamos ansiosos com a expectativa do passeio. Passamos pela Linha Vermelha e, ao longo do passeio, pudemos perceber e admirar a beleza da cidade maravilhosa." Alunos Jonathan, Thiago e Virgínia - turma 1702
A exposição Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil, com mais de 300 imagens e matérias que revelam a história da principal revista ilustrada brasileira do século XX, que foi decisiva para a implantação do fotojornalismo no país. A exposição tem como fio condutor a relação entre as imagens produzidas pelos fotógrafos e as fotorreportagens tal como foram publicadas. Essa abordagem, até hoje inédita, terá como foco as décadas de 1940 e 1950, período de maior inventividade e penetração social da revista. A curadoria da mostra é da professora e curadorado Museu de Arte Contemporânea da USP, Helouise Costa, e de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles.
Educadora Polyana recebendo nosso grupo
Painel de azulejos criado por um dos mais importantes paisagistas brasileiros, Roberto Burle Marx.
"A melhor parte foi quando a gente chegou e viu todas aquelas plantas. Tiramos várias fotos e também conheci pessoas novas. A fonte com os azulejos é linda!" Aluna Camila Santos Batista - turma 1601
Na exposição foram apresentadas as contribuições de Jean Manzon, José Medeiros, Peter Scheier, Henri Ballot, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Luciano Carneiro, Salomão Scliar, Indalécio Wanderley, Ed Keffel, Roberto Maia, João Martins, Mário de Moraes, Eugênio Silva e Carlos Moskovics, além de Flávio Damm e Luiz Carlos Barreto. Muitas das imagens pertencem ao acervo IMS. Outras foram cedidas por outros acervos: jornal Estado de Minas, Fundação Pierre Verger, APESP.
Alunos realizando atividade no Setor Educativo
A exposição do Instituto Moreira Salles apresenta alguns temas recorrentes nas páginas da revista. As informações abaixo, extraídas dos textos dos curadores da mostra, resumem cada um dos assuntos.
- O índio: a temática indígena foi uma constante nas fotorreportagens de O Cruzeiro
- A imprensa e o sistema de arte: a virada das décadas de 1940 e 1950 no Brasil foi marcada pela fundação de importantes instituições culturais, como o Masp (1947), em São Paulo, e o MAM do Rio de Janeiro (1948). 
- A autonomia da câmera: a discussão é um exemplo de como, na exposição, serão problematizadas as questões relativas à linguagem fotográfica. 
- A política na fronteira entre o público e o privado: os vínculos de Getúlio Vargas com O Cruzeiro remontam ao pedido de auxílio financeiro feito por Assis Chateaubriand, no final dos anos 1920, para o lançamento da revista. 
Faits divers – entre a notícia e a ficção: um dos muitos recursos utilizados pelas revistas ilustradas para atrair o interesse dos leitores era a publicação de reportagens ligadas ao universo dos chamados faits divers. O termo, de origem francesa, foi incorporado ao vocabulário do jornalismo para se referir a reportagens sobre temas não muito relevantes, que não se enquadram nas editoriais tradicionais e têm pouca relevância social e política. 
- Fotorreportagens seriadasO Cruzeiro reúne diversos exemplos em que as narrativas não se esgotam apenas em uma única fotorreportagem, mas se desdobram em séries de média ou longa duração. As séries estimulavam o consumo regular da revista e induziam o público a colecioná-la. 
Educadora Gabriela dinamizando a atividade
"Gostei quando a Pollyana levou a gente para fazer o texto sobre afigura." Aluna Nicolle Souto - turma 1701
"Eu gostei de tudo. As exposições, a história dos índios, das câmeras antigas e, principalmente os jardins do Instituto. O que eu mais gostei foi a tela interativa, que vira a página do jornal com um toque apenas." aluna Ana Carolina Santos - turma 1702
Educadora Gabriela e aluno Thiago Lima
Funcionário do Instituto e Thiago
Agradecimentos:
  • Instituto Moreira Salles
  • 6ª CRE
  • Direção da Escola Municipal Comandante Arnaldo Varella
  • A equipe do Setor Educativo do Instituto Moreira Salles, em especial às  educadoras Polyanna e Gabriela
  • Mães da alunas Ana Paula e Virgínia que nos acompanharam na visita
Fotos: Professora Luciana Lima e aluno Tiago Lima (1702)

Nenhum comentário:

Postar um comentário