As Diretrizes Curriculares Nacionais para Ensino defendem a necessidade
de se contextualizar o conteúdo a realidade vivenciada pelo aluno, a fim de
atribuir-lhes sentido e contribuir para a aprendizagem. Os conteúdos de
ciências oferecem ao aluno um conjunto de informações que devem ser processados
de tal forma a formar-lhe uma consciência crítica acerca dos fenômenos naturais
que o cercam.Nesse contexto é que se insere e justifica-se a necessidade da
escola em possuir laboratórios de Ciências bem equipados e em condições de
funcionamento, pois se trata indiscutivelmente de instrumento conciliador entre
a sala de aula e a prática de ensino-aprendizagem. Um laboratório de ciências é
capaz de tornar um conteúdo mais atrativo e não apenas restrito a informações
teóricas.Diante disso, esse projeto propõe ações para melhorar o ensino de
Ciências da Escola Municipal Arnaldo Varella utilizando o espaço do laboratório
como instrumento dinamizador e enriquecedor das atividades, além de incentivar
a criatividade em nossos alunos.
A necessidade da escola e do professor
trabalhar com seus alunos o Estudo de Ciências com práticas de laboratório,
pois este é um espaço que propicia ao aluno a exploração e a criação de
objetos, conceitos e demonstrações, proporcionando-lhe uma melhor compreensão
por meio de experimentos. Nela, os recursos didático-pedagógicos criam vida. O
estudo de uma ciência exige tempo e ambiente propícios; é preciso arriscar e
experimentar novas práticas, novos conhecimentos e novos olhares.
Professor Richard ajustando o microscópio
Objetivo Geral
· Reativar o laboratório de Ciências com a finalidade de disseminar práticas de experimentação científica possibilitando uma melhor compreensão dos temas referente às Ciências Físicas e Biológicas.
· Reativar o laboratório de Ciências com a finalidade de disseminar práticas de experimentação científica possibilitando uma melhor compreensão dos temas referente às Ciências Físicas e Biológicas.
Objetivos Específicos
· Exercitar, no aluno, a capacidade de refletir sobre fenômenos naturais e como esses fenômenos podem ser explicados cientificamente;
· Exercitar, no aluno, a capacidade de refletir sobre fenômenos naturais e como esses fenômenos podem ser explicados cientificamente;
· Fomentar
a elaboração de experiências e experimentos que tentem comprovar uma hipótese;
· Levar
o aluno a concluir, por si só, a respeito de determinado fenômeno, baseado em
resultados mensuráveis;Ações do Laboratório
· Fornecer
um guia geral e regras básicas consideradas mínimas para o funcionamento seguro
dos laboratórios de aulas práticas.
· Construir
se possível e, quando necessário, material para execução de experiências
utilizáveis para práticas no laboratório.
·
Fornecer
um padrão de boas práticas de segurança dos laboratórios.
· Coordenar
e organizar os horários de aulas práticas assegurando que haja um atendimento
eficiente aos professores e alunos.
· Cuidar da estrutura geral dos laboratórios: equipamentos,
materiais, reagentes, e instalações. Assegurar o funcionamento de cada um
desses itens.
· Preparação e
apresentação dos trabalhos, junto aos professores regentes de aula, nos
projetos educacionais da escola.
Material do Laboratório
·
Microscópio
Estereoscópio
·
Microscópios
ópticos
·
Câmera
para microscópio
·
Termômetro
Digital
·
Modelo
didático de Esqueleto humano
·
Kits
de papel de indicador de pH
·
Vidraria
em geral
·
Reagentes
e corantes
Estratégias de Trabalho
·
Replanejamento
(Reuniões de professores de Ciências)
·
Realização
de atividades práticas que despertem a curiosidade e interesse dos alunos.
·
Criação
de modelos didáticos
·
Experimentações
· Manuseio
do material do laboratório pelo próprio aluno com orientação e supervisão do professor.
·
Exposição
dos trabalhos dos alunos
Professor Samuel auxiliando no experimento
Pratica de Microscopia óptica do Laboratório do dia de de abril
Esperamos que nossos alunos frequentem o laboratório e o transformem em um ambiente de discussão e construção coletiva do conhecimento proporcionando interação/integração entre escola e Ciência.
Pretendemos estar em constante reavaliação evidenciando sempre a renovação dos conteúdos e a busca de novas práticas de laboratório que possam auxiliar alunos e professores a compor massa crítica voltada à ciência torna-se um dos pontos de fundamental importância na tentativa de atualizar e alfabetizar cientificamente nossos alunos e professores.
Esperamos observar, ainda, a importância de ambientes diferenciados para aulas nas quais os estudantes são estimulados a sair da passividade das aulas expositivas.
Texto e fotos: Professor Douglas Cezario
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