segunda-feira, 15 de abril de 2013

Reativação do Laboratório de Ciências

As Diretrizes Curriculares Nacionais para Ensino defendem a necessidade de se contextualizar o conteúdo a realidade vivenciada pelo aluno, a fim de atribuir-lhes sentido e contribuir para a aprendizagem. Os conteúdos de ciências oferecem ao aluno um conjunto de informações que devem ser processados de tal forma a formar-lhe uma consciência crítica acerca dos fenômenos naturais que o cercam.Nesse contexto é que se insere e justifica-se a necessidade da escola em possuir laboratórios de Ciências bem equipados e em condições de funcionamento, pois se trata indiscutivelmente de instrumento conciliador entre a sala de aula e a prática de ensino-aprendizagem. Um laboratório de ciências é capaz de tornar um conteúdo mais atrativo e não apenas restrito a informações teóricas.Diante disso, esse projeto propõe ações para melhorar o ensino de Ciências da Escola Municipal Arnaldo Varella utilizando o espaço do laboratório como instrumento dinamizador e enriquecedor das atividades, além de incentivar a criatividade em nossos alunos.
A necessidade da escola e do professor trabalhar com seus alunos o Estudo de Ciências com práticas de laboratório, pois este é um espaço que propicia ao aluno a exploração e a criação de objetos, conceitos e demonstrações, proporcionando-lhe uma melhor compreensão por meio de experimentos. Nela, os recursos didático-pedagógicos criam vida. O estudo de uma ciência exige tempo e ambiente propícios; é preciso arriscar e experimentar novas práticas, novos conhecimentos e novos olhares. 
Professor Richard ajustando o microscópio
Objetivo Geral
·  Reativar o laboratório de Ciências com a finalidade de disseminar práticas de experimentação científica possibilitando uma melhor compreensão dos temas referente às Ciências Físicas e Biológicas.
 Objetivos Específicos
·   Exercitar, no aluno, a capacidade de refletir sobre fenômenos naturais e como esses fenômenos podem ser explicados cientificamente;
·    Fomentar a elaboração de experiências e experimentos que tentem comprovar uma hipótese;
·    Levar o aluno a concluir, por si só, a respeito de determinado fenômeno, baseado em resultados mensuráveis;Ações do Laboratório
·      Fornecer um guia geral e regras básicas consideradas mínimas para o funcionamento seguro dos laboratórios de aulas práticas.
·    Construir se possível e, quando necessário, material para execução de experiências utilizáveis para práticas no laboratório.
·         Fornecer um padrão de boas práticas de segurança dos laboratórios. 
·   Coordenar e organizar os horários de aulas práticas assegurando que haja um atendimento eficiente aos professores e alunos.
·   Cuidar da estrutura geral dos laboratórios: equipamentos, materiais, reagentes, e instalações. Assegurar o funcionamento de cada um desses itens.
·   Preparação e apresentação dos trabalhos, junto aos professores regentes de aula, nos projetos educacionais da escola.
Material do Laboratório
·         Microscópio Estereoscópio
·         Microscópios ópticos
·         Câmera para microscópio
·         Termômetro Digital
·         Modelo didático de Esqueleto humano 
·         Kits de papel de indicador de pH
·         Vidraria em geral
·         Reagentes e corantes

Estratégias de Trabalho
·         Replanejamento (Reuniões de professores de Ciências)
·         Realização de atividades práticas que despertem a curiosidade e interesse dos alunos.
·         Criação de modelos didáticos
·         Experimentações
·        Manuseio do material do laboratório pelo próprio aluno com orientação e supervisão do   professor.
·         Exposição dos trabalhos dos alunos
Professor Samuel auxiliando no experimento
 Pratica de Microscopia óptica do Laboratório do dia de de abril
Esperamos que nossos alunos frequentem o laboratório e o transformem em um ambiente de discussão e construção coletiva do conhecimento proporcionando interação/integração entre escola e Ciência.
Pretendemos estar em constante reavaliação evidenciando sempre a renovação dos conteúdos e a busca de novas práticas de laboratório que possam auxiliar alunos e professores a compor massa crítica voltada à ciência torna-se um dos pontos de fundamental importância na tentativa de atualizar e alfabetizar cientificamente nossos alunos e professores.
Esperamos observar, ainda, a importância de ambientes diferenciados para aulas nas quais os estudantes são estimulados a sair da passividade das aulas expositivas.
Texto e fotos: Professor Douglas Cezario

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