domingo, 23 de junho de 2013

Aula Passeio - Parque Arqueológico São João Marcos

Após inscrever nossa escola para participar da visita guiada oferecida pelo Programa Educativo do Parque Arqueológico e Ambiental São João Marcos, tivemos nossa aula-passeio agendada para o dia 15 de Junho.

Participaram desta atividade, alunos das turmas 1901;1902;1903 e 1904, acompanhados dos professores André (História), Douglas (Ciências), Enderson (Geografia) e Priscila (História).

Nesta visita, os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre História: Partindo da exploração da Estrada Imperial (em uma caminhada que nos leva do pórtico à sede do Parque); passando pela exposição permanente (que fala da antiga cidade e sua cultura através de maquete, artefatos e fotografias), assistindo a um documentário que trata da história do município de S. João Marcos e (após lanche oferecido pelo Parque) seguindo a trilha arqueológica da antiga cidade.

Na área da Geografia, iniciamos o aprendizado já na experiência do trajeto Pavuna – Rio Claro, que nos permitiu concretizar conceitos de direção, localização, divisas municipais, diferentes relevos e vegetação; passamos pelas noções de escala – com a apresentação de maquete da antiga cidade e finalizamos na interdisciplinaridade com as Ciências biológicas; levando-nos a observar as diferentes espécies vegetais e animais e a pensar sobre a preservação da Mata Atlântica.
No ônibus, a caminho do Parque
Turma do “fundão”
 Chegamos!
 Entrada do parque
Ouvindo atentamente as explicações da guia, a historiadora Gabriele Breves
 Explorando a trilha arqueológica
Para maiores informações: 
Site do Parque Arqueológico e ambiental de S. João Marcos http://www.saojoaomarcos.com.br/ 
Documentário sobre a história da cidade  
Reportagem sobre a cidade e a construção do Parque Arqueológico http://www.youtube.com/watch?v=Ey_EZWiefdc  

2 comentários:

  1. Muito enriquecedora essa experiência!

    Agradeço à professora Camila(História)que em 2012 nos indicou esta oportunidade de aula-passeio; aos professores André (História); Douglas (Ciências)e Enderson (Geografia)pela participação; à professora Conceição (Direção) e à professora Sílvia Regina(Coordenação pedagógica) pelo suporte; e aos demais colegas da equipe pelo apoio.

    ResponderExcluir
  2. É isto aí!!!! Precisamos de mais aulas assim!!! Estimular o aluno a aprender na prática é o caminho para uma aprendizagem melhor. Parabéns pela iniciativa dos brilhantes Professores!!!

    ResponderExcluir