quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Passeio ao Instituto Moreira Sales

Fonte: http://ims.uol.com.br/programacao/D1234

No dia 8 de agosto alunos, professores e funcionários visitaram a exposição Haruo Ohara – Fotografias, com 110 imagens em preto em branco produzidas entre os anos 1940 e 1970 pelo fotógrafo japonês que imigrou para o Brasil em 1927. A curadoria é de Sergio Burgi, coordenador do acervo fotográfico do IMS.
Imigrante, lavrador e fotógrafo, Haruo Ohara (1909-1999) nasceu no Japão e emigrou aos 17 anos para o Brasil com os pais e irmãos. Cultivou a terra ao longo de boa parte de sua vida adulta com dedicação e arte – simultaneamente, fotografou sua vida e a de seus familiares. A obra de Ohara, alinhada com a fotografia moderna e humanista de meados do século xx, contribui para mostrar que alguns dos antagonismos da cultura brasileira, como aquele que contrapõe o campo e a cidade como símbolos do arcaico e do moderno, herança de nosso período colonial extrativista e escravocrata, não resistem ao surgimento de um novo personagem histórico na passagem do século xix para o xx: o imigrante europeu ou asiático, que renova cultural e economicamente o país a partir do campo e que, no caso específico de Ohara, encarna tanto o homem da terra como o homem da cultura.
A exposição apresenta marcantes imagens documentais e humanistas da família de Haruo Ohara, da região em que viveu (norte do Paraná) e do mundo do trabalho associado à abertura da nova fronteira agrícola dessa região pelos imigrantes japoneses e de outras nacionalidades que para lá acorreram.
“Da mesma maneira que os frutos da terra, as fotografias produzidas por Haruo  reunidas nesta mostra também exigiram seu próprio tempo de processamento e maturação”, explica o curador Sergio Burgi. “A emoção do fotógrafo em ver sua intuição de uma determinada cena lentamente materializando-se no papel fotográfico, processado na penumbra do laboratório, certamente foi semelhante à emoção do lavrador Haruo, que, na luz atenuada do amanhecer ou do entardecer, contemplava o esforço de seu trabalho desabrochando em flor e fruto em seus campos cultivados”, acrescenta.
O trabalho de Haruo aponta para o fato de que, mesmo em um momento de forte transformação e aceleração tecnológica – a urbanização crescente do Brasil na época –, talvez apenas o tempo real de maturação das flores, frutos e filhos fortemente representados em sua obra fotográfica seja também o tempo real e necessário para a criação artística.
Brincadeira no canteiro de flores, c. 1950.
Chácara Arara, Londrina - PR 

Fonte: http://ims.uol.com.br/programacao/D1234

Professora Gislene e Thiago Lima

Equipe Arnaldo Varella: Gislene, Claudilene, Bruno, Cristiane e Poliana

Educadora Polyanna recebendo o grupo



Foi um privilégio para a nossa escola conhecer a menininha da foto com pulando com o guarda-chuva. A neta do artista esteve presente na exposição e tirou fotos com o grupo.

Agradecimentos:Instituto Moreira Sales: http://ims.uol.com.br/
Fotos: professora Gislene Amaro e aluno Thiago Lima

Um comentário:

  1. Parabéns a todos!

    A Equipe da Arnaldo Varella é maravilhosa! Sempre comprometidos com uma educação cidadã.

    Que possamos sempre - Equipe e alunos - aproveitar ao máximo esses momentos enriquecedores!

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