domingo, 9 de março de 2014

Recriar dá mais sentido à arte

Nas aulas de Artes, ao usar como referência obras de artistas famosos, o ideal é estimular os alunos a recriá-las. Além de imprimir uma marca pessoal ao trabalho, eles vão entender melhor o sentido da arte.
Buscar inspiração em pinturas e esculturas famosas para criar uma obra é comum entre os artistas plásticos. A prática também tornou-se corriqueira nas aulas de Artes como forma de aprofundar o estudo de determinado autor. A princípio, pode parecer que fazer um trabalho parecido com a peça original seja uma releitura. Engano: para realizá-la de verdade, o aluno deve personalizar sua produção e ter a intenção de transmitir uma nova mensagem com ela. 

Aluno imprime marca pessoal em sua produção 
Marca pessoal, nesse caso, nada mais é do que as preferências que o estudante coloca em seus trabalhos. Pode ser o predomínio de certas cores - ou a ausência delas -, um traço ou um elemento visual. No começo, você ajuda cada um a analisar o próprio trabalho para identificar essas características. 
O ideal é que esse exercício seja uma das várias etapas de um projeto de artes, que inclua a contextualização da vida do artista e de sua obra. Essas informações ajudam a turma a compreender o que acontecia no mundo na época. Mas atenção à forma de trabalhar a biografia, que não pode se restringir a dados, como data e local de nascimento e morte, nem ter uma dimensão maior do que a produção do artista.

Releitura pode ser feita em diversas linguagens 
Um equívoco comum em atividades de releitura é achar que a produção do aluno precisa ser feita na mesma linguagem da obra que a inspirou. Uma tela pode se transformar em uma escultura, por exemplo. A passagem de uma para outra técnica pode ser positiva por dar maior liberdade de criação.
Fonte: Revista Nova Escola

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