domingo, 17 de março de 2013

Concurso - Resenhas e Relatos da Biblioteca do Professor


I – DO CONCURSO


Com o objetivo de estimular a leitura dos livros da Biblioteca do Professor, ação do Programa “Rio, uma cidade de leitores” voltada para a formação de profissionais leitores, a E/SUBE/CED/Gerência de Mídia-Educação propõe a realização do Concurso de resenhas e relatos de experiência dos livros da Biblioteca do Professor.

O concurso consiste na seleção de resenhas críticas e relatos de experiência, elaborados a partir da leitura dos livros que compõem esse acervo. Pretende-se, ainda, favorecer a troca de experiências entre as unidades que integram a Rede Pública Municipal de Ensino, em torno da realização de práticas leitoras envolvendo a comunidade escolar.

II – DOS PARTICIPANTES

Poderão participar do concurso todos os professores, agentes auxiliares de creches e bibliotecários lotados nas Unidades Escolares, Creches, EDI, Bibliotecas Escolares Municipais e CREJA.

III – DAS MODALIDADES

O Concurso será realizado em duas modalidades: Resenha Crítica e Relatos de Experiência.

1 – RESENHA CRÍTICA

 As resenhas deverão ser elaboradas com base na leitura de livros que integram o acervo compreendido entre os anos de 2009 a 2012 da Biblioteca do Professor, sendo um título da literatura nacional ou estrangeira (relação anexa).

 Os textos deverão ser digitados, em fonte Arial 12, espaçamento 1,5, sendo, no máximo, de três laudas.


As resenhas deverão ser individuais e estar identificadas com o nome do profissional, cargo (professor, agente auxiliar de creche ou bibliotecário), função, matrícula, lotação e identificação da obra resenhada: título, autor do livro, editora.

2 – RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Os relatos deverão apresentar experiências já realizadas no espaço escolar ou bibliotecas, com o objetivo de incentivar a comunidade escolar à leitura dos livros da Biblioteca do Professor.

Nesta categoria, para cada relato selecionado, dois profissionais serão contemplados na premiação. Estes profissionais deverão ser indicados pela escola e citados na descrição da ação. Os relatos deverão ser apresentados seguindo o modelo abaixo:

 Identificação:

  - Espaço escolar ou Biblioteca: nome, com designação; endereço; telefone; e-mail.

  - Profissional (is) responsável (is) pela coordenação da ação

   -Nome, matrícula, cargo, função, telefone e e-mail dos dois profissionais que serão contemplados.

Descrição: Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqoUKXaiN1tSFyVzLr9yUWWJJ-GEhDB1xmAYwalfEIlUECSwG5NTz_4AXK9R_kGl0DHrojwdCkTu6-mtfJIqA8xZIU-qi-CaNmTMZ6XyXM7gbi6fYRW_nC21CgWlSI0YpEwzXCdoVEeSA/s400/bilbioteca+2.jpg

Descrição da ação:

 - Relato das atividades realizadas, mencionando: qual(is) livro(s) foi(ram) utilizado(s); os objetivos da ação, os segmentos atendidos e o quantitativo de participantes; a periodicidade; o (s) espaço(s) e recurso(s) utilizado(s);

 Avaliação do trabalho: destacar como a ação foi avaliada, os resultados alcançados e se há registros deste processo. Poderão ser anexados materiais utilizados e fotos.  

IV – DA COORDENAÇÃO

À E/SUBE/CED/Gerência de Mídia-Educação caberá a coordenação geral do concurso. É da sua competência:

§  enviar o regulamento deste Concurso às CRE e  Unidades Escolares.

§  indicar e constituir a comissão julgadora do Nível Central.

§  divulgar o nome dos autores dos trabalhos selecionados.

§  organizar a premiação do  professores e bibliotecários  vencedores do concurso.

V – DOS PRAZOS

§       Lançamento do concurso –15/03

§  Envio das resenhas e relatos para a E/SUBE/CED/Gerência de Mídia-Educação até dia 30/04

Obs.: Os trabalhos deverão ser enviados, por e-mail, para a Gerência de Mídia-Educação, no endereço smemidia@rioeduca.net, até o dia 30/04, impreterivelmente. Os trabalhos enviados posteriormente serão desclassificados.

§  Seleção na E/SUBE/CED/Gerência de Mídia Educação - de 02/05 a 10/05

A Comissão Julgadora do Nível Central selecionará 6 resenhas e 4 relatos de experiência.

§  Divulgação do resultado – 13/05

VI– DO JÚRI E DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

§  A seleção dos trabalhos será realizada por um júri composto por 7 (sete) profissionais lotados na E/SUBE/CED: (02) Gerência de Mídia-Educação, (01) Gerência de Educação Infantil, (01) Gerência de Ensino Fundamental, (01) Gabinete da E/SUBE/CED, (01) Gerência de Educação de Jovens e Adultos e (01)Coordenadoria Técnica.

§  Serão selecionadas 6 (seis) resenhas e 4 (quatro) relatos de experiência.

§  Serão levados em consideração, na seleção dos trabalhos, os seguintes critérios:

- Resenha Crítica:

§  clareza e concisão das informações;

§  desenvolvimento lógico do texto; correção gramatical;

§  contribuição pessoal do autor da resenha, demonstrando sua reflexão e opinião crítica sobre o texto lido;

§  evidências da leitura do livro objeto da RESENHA;

- Relatos de experiência:

·         coerência entre os objetivos e os resultados alcançados;

·         envolvimento da comunidade escolar;

·         evidências da elaboração coletiva e colaborativa da proposta;

·         participação da família e da comunidade do entorno.


Descrição: Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxQ55NkMVwnI-vQ_3r9ofLI545p7eb06KFIW1R9fXpZFdOR8lzZLGzmEafDsY-FUWAG7FR69hCDu0uqpeq6AG0ASNzdlg_qX9hQG4TCUhqrbfgAVu3yyA-dogXbdTpRqahxNwf0lZVPWk/s400/cidade+de+leitores.jpg


VIII – DA PREMIAÇÃO

§  Os profissionais autores dos trabalhos selecionados (6 resenhas e 4 relatos de experiência) receberão, como prêmio, a participação na 11º FLIP – Festa Literária de Paraty, que acontecerá no período de 03 a 07/07/2013.

§  Os profissionais serão contemplados com as diárias (referentes aos dias do evento) e as passagens de ida e volta, podendo a SME contratar micro-ônibus para o transporte do grupo.

§  Ficará a cargo dos profissionais premiados a reserva para sua estadia em Paraty no período acima citado.

§  As resenhas serão publicadas na Educoteca e os Relatos serão postados no RioEduca e no Blog do programa Rio, uma cidade de leitores.

§  Todos os trabalhos premiados serão expostos no estande da SME/RJ na Bienal do Livro- 2013.

IX – DISPOSIÇÕES GERAIS

  • Cada profissional poderá concorrer com, no máximo, dois trabalhos, sendo um por categoria. No entanto, os prêmios não serão cumulativos.
  •  
§  Todos os participantes deverão, caso premiados, se comprometer a apresentar, dentro do prazo estipulado, os documentos necessários à sua participação na FLIP (cópia de identidade e CPF, cadastro de conta corrente e formulário de solicitação de diárias e passagens devidamente preenchidos) e, posteriormente, o relatório das atividades realizadas no evento.

Os documentos acima citados (cadastro de conta corrente e formulário de solicitação de diárias e passagens) serão oportunamente enviados pela Gerência de Mídia-Educação.


Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão resolvidas pela Gerência de Mídia-Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário