domingo, 17 de março de 2013

GENTE - Ginásio Experimental das Novas Tecnologias Educacionais

Escola em horário integral com foco nas novas tecnologias

Uma escola onde o aluno será protagonista de sua formação, participando da construção do próprio saber e envolvendo-se nos processos de aprendizagem. É esta a ambição do GENTE (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias), escola piloto de tempo integral foi implementada na Rocinha, comunidade da zona sul carioca, pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Os principais pilares da proposta são: Ensino personalizado, Projetos Transdisciplinares, Avaliação baseada em competências, Uso de Tecnologia Digital e um Currículo Expandido para a criação do eu e do meio com habilidades cognitivas e não cognitivas.
O objetivo do Projeto GENTE é repensar o que é a instituição Escola.
A proposta é mudar o conteúdo, o método e a gestão: não haverá turmas, anos ou salas de aula. Tablets e smartphones farão parte do material escolar dos alunos e docentes. O conteúdo, as habilidades e as competências serão desenvolvidos nas aulas digitais da Educopédia, plataforma que inclui material de suporte para professores, como sequências didáticas com jogos digitais, vídeos e testes. As provas serão aplicadas por meio do sistema avaliativo Máquina de Testes e a correção será automática, com resultados imediatos.
A finalidade de implementar as novas tecnologias em conjunto com esta nova metodologia de ensino é tornar os alunos cidadãos autônomos, solidários e competentes que desenvolverão habilidades essenciais para um mundo em constante transformação, tais como: buscar, analisar e avaliar informações e fontes; solucionar problemas e tomar decisões; e utilizar de forma criativa as ferramentas de produtividade.
O projeto piloto na Escola Municipal André Urani terá o período de um ano e passará por um processo de sistematização e avaliação. A ideia é fazer com que o GENTE ganhe escala ao longo dos anos.
Veja mais
Vídeo sobre o projeto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário